domingo, outubro 01, 2006

PORTUGAL E OS JUDEUS - 3º VOLUME


O judaísmo português teve duas fortes vertentes no século XX: a legalização das comunidades judaicas – a de Lisboa foi legalizada em 1912 – e a chamada “Obra do Resgate”, iniciada pela descoberta do criptojudaísmo nas Beiras e em Trás-os-Montes por Samuel Schwarz e dirigida pelo capitão Barros Basto. Depois da edificação da Sinagoga Shaaré Tikvá, em Lisboa, em 1904, o Porto via inaugurar a “Catedral Judaica do Norte”, a Sinagoga Mekor Haim, em 1938. Ao contrário do século XIX, as primeiras décadas do século XX português foram marcadas pela emergência de um anti-semitismo ideológico, protagonizado por correntes nacionalistas, designadamente o Integralismo Lusitano, que surgiu durante a I República e, justamente, contra ela.
Se fizermos hoje um balanço da história dos judeus em Portugal, podemos concluir que o país nunca mais recuperaria a alma judaica. Foi este o mais perene dos muitos crimes da Inquisição, que os dois séculos posteriores à tricentenária história da intolerância não conseguiram reconciliar no ser português que somos hoje. Na verdade, perdemos a nossa plena identidade a partir do início do século XVI e nunca mais a recuperámos até hoje. Por outras palavras, apesar da tão propalada presença judaica no ser português, ainda não somos capazes de assumir, no século XXI, a dimensão judaica da nossa identidade.
Este terceiro volume de Portugal e os Judeus (Judaísmo e Anti-semitismo no Século XX) é lançado à passagem do aniversário da execução de António José da Silva, “o Judeu” – consumido pelas criminosas chamas do auto-de-fé de 18 de Outubro de 1739 –, com o objectivo de homenagear todos os intelectuais, artistas e escritores portugueses assassinados pelo intolerante tribunal do Santo Ofício.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

Depois de ter lido, apaixonadamente, os volumes I e II, fico a aguardar a saída do IIIº.

João Moreira

Jorge Martins disse...

Caro João Moreira,
Espero que goste igualmente do 3º volume.
Um abraço,
Jorge Martins.