domingo, outubro 08, 2006

LANÇAMENTO 3º VOLUME - 18 DE OUTUBRO


O 3º volume de PORTUGAL E OS JUDEUS vai ser lançado em Lisboa no próximo dia 18 de Outubro, às 18h., no TEATRO SANTIAGO ALQUIMISTA, na Rua de Santiago, 19 (junto ao Miradouro de Santa Luzia). A apresentação do livro estará a cargo do Dr. António Carlos Carvalho.
A data evoca o 267º aniversário da execução de António José da Silva ("o judeu"), em auto-de-fé, realizado em 18 de Outubro de 1739. Homenageando este dramaturgo, pretendemos recordar todos os autores que foram vítimas da Inquisição durante quase três séculos de crimes e de terror (1536-1821).
Desta vez, escolhemos a leitura dramatizada de excertos da peça "O JUDEU", de Bernardo Santareno, de que se comemora este ano o 40º aniversário da sua 1ª edição (1966-2006). Esta escolha pretende significar, igualmente, uma homenagem a este dramaturgo, que eternizou António José da Silva, justamente através do teatro.
A direcção da leitura dramatizada estará a cargo de Adolfo Gutkin, com a colaboração de Jorge Sequerra, o actor que participou nos lançamentos dos dois volumes anteriores de Portugal e os Judeus.

Sem comentários: