quinta-feira, julho 19, 2007

CONFERÊNCIA NA FNAC-CHIADO: 24 DE JULHO (3ª FEIRA), ÀS 18.30H

Inserida num ciclo de conferências, organizado pela FNAC-Chiado, a decorrer na próxima semana no espaço-café, estarei na sessão da próxima terça-feira, dia 24 de Julho, às 18.30h, subrbordinada ao tema: A influência do judaismo na cultura portuguesa.
Convidados confirmados:
Jorge Martins: "Judaísmo, marranismo e identidade".
Miguel Real: "Cidadãos de relevo histórico, perseguidos pela inquisição e pelo estado".
Sérgio Luis de Carvalho: "O pensamento judaico e a sua presença na cultura popular portuguesa".

9 comentários:

Anónimo disse...

Prezado Jorge,

que data, que dia triste.
Ralf

Jorge Martins disse...

Caro Ralf,
Não fui eu quem escolheu a data, que se inscreve num projecto da própria FNAC. Claro que vou aproveitar para evocar o Dia da Lamentação no dia 24.
Abraço,
Jorge Martins

Anónimo disse...

Caro Jorge,

Parece-me muito interessante a conferencia. Infelizmente encontro-me fora de Portugal. Como poderei ter acesso aos contributos dos convidados?

Um abraco,
Carla

Jorge Martins disse...

Cara Carla,
Não sei se os outros conferencistas vão ler algum texto e se serão publicados. Eu vou e posso enviar-lho. Logo lhe digo alguma coisa.
Entretanto, farei uma série de 5 conferências na Casa-Museu República e Resistência no próximo mês de Outubro. Amanhã já deverei ter aqui, no blogue, a informação.
Abraço,
Jorge Martins

Anónimo disse...

Caro Jorge,

Também gostava de ter acesso a um texto.

João Moreira

Anónimo disse...

Caro Jorge,

Muito obrigada pela sua mensagem e dedicacao.
Estou neste momento a ler o II Volume da sua obra "Portugal e os Judeus", que me esta a cativar imenso. Tenho uma grande afinidade pela cultura e religiao judaica e sou da mesma opiniao de que deveriamos regastar o nosso passado judaico.

Muitos parabens pelo seu trabalho,
Abracos de Berlin
Carla Pinho

Jorge Martins disse...

Cara Carla,
Obrigado pelas suas palavras. A propósito de estar em Berlim, informo-a de que deve estar a sair um texto meu numa obra que o Centro de Estudos Anti-Semitas da Universidade Técnica de Berlim está a preparar há alguns meses.
Como não tenho e-mail seu, coloquei o texto de hoje no blogue, mas ele corresponde à conclusão do meu Portugal e os Judeus.
Abraço,
Jorge Martins.

Jorge Martins disse...

Caro João Moreira,
Já lhe respondi por e-mail, mas também pode aceder ao texto aqui no blogue.
Abraço,
Jorge Martins.

Anónimo disse...

Caro Jorge,

Obrigado pela dica: deduzo que seja a obra "Anti-Semitismo na Europa (1879-1914)" sob a direccao do Professor Dr. Werner Bergmann. Irei estar atenta quanto a publicacao.
Sim, a Alemanha continua a ser na Europa a grande percurssora de estudos sobre o Holocausto e Anti-semitismo, muito por forca da sua culpa historica.

Carla Pinho