Passado um século e meio após a aparição da mais completa obra sobre a história dos judeus em Portugal, de autoria de Meyer Kayserling, nos presenteia Jorge Martins com uma nova história sobre judeus portugueses, que amplia largamente o livro pioneiro do rabino húngaro.
Jorge Martins ressalta a ausência de uma historiografia portuguesa sobre a história dos judeus, mostrando que os dois últimos séculos foram praticamente esquecidos, e apontando ainda quanto as correntes nacionalistas e integralistas foram responsáveis pela renovação de um racismo, e de um anti-semitismo, saudosos dos tempos inquisitoriais.
As principais pesquisas e interpretações, tanto sobre o período em que os judeus viveram em Portugal com autonomia e liberdade, como após o período que abriu a “era dos cristãos novos”, não foram feitas por portugueses, nem publicadas em Portugal. Apesar de alguns excelentes trabalhos terem sido escritos nas últimas décadas, pouca e pobre tem sido a historiografia portuguesa sobre os judeus, os cristãos novos e a Inquisição. Milhares de manuscritos continuam inéditos, desconhecidos e adormecidos nos arquivos portugueses. Jorge Martins vem agora nos três volumes de Portugal e os Judeus resgatar uma história dos Judeus e uma história de Portugal, e oferece aos estudiosos do assunto um material inestimável para novas reflexões.
Anita Novinsky (in Prefácio)
Setembro de 2006
Sem comentários:
Enviar um comentário